Prótese Dental

Próteses totais sobre implantes

A prótese dentária é um dente artificial que substitui o dente natural perdido, devolvendo sua autoestima e conforto. O objetivo é recuperar a plena função mastigatória e estética do paciente.

Há alguns anos, era comum o uso de dentaduras móveis, que causavam constrangimento e insegurança. Atualmente, as próteses são fixas e bastante confortáveis.

Costumam ser produzidas com diferentes materiais, podendo alterar a vida útil da prótese, dependendo do material de confecção.

Materiais utilizados na confecção: Acrílico, Metaloplásticos (estrutura interna metálica revestida por resina acrílica), Metalocêramica (estrutura metálica revestida por porcelana) ou zirconcerâmicas(estrutura em zircônia revestida por porcelana).

  • Próteses Removíveis;
  • Próteses Parciais Sobre Implantes;
  • Próteses totais fixas.
As próteses sobre implantes também se diferenciam quanto ao tipo de fixação. Estes métodos de fixação podem ser utilizados em diversas situações clínicas e serão selecionados a critério do cirurgião dentista para proporcionar a cada caso uma melhor solução protética:
  • Encaixes: ou clipes de retenção, são utilizados exclusivamente nas Overdentures e é uma fixação removível, isto é, o paciente pode remover a prótese para higienização da prótese e dos implantes, o que deve ser feito após cada refeição;
  • Próteses Parafusadas: São próteses fixadas aos implantes através de parafusos que só podem ser removidos em consultório pelo cirurgião dentista habilitado, o que normalmente é feito nas consultas de rotina para manutenção. São utilizadas em casos de próteses fixas com dois ou mais elementos. Só são contraindi cadas em casos onde o local de entrada dos parafusos de fixação da prótese estejam em regiões aparentes e que possam comprometer a estética;
  • Próteses Cimentadas: São próteses fixas similares as utilizadas em dentes naturais e são fixadas aos implantes através de cimentos odontológicos. Nestes casos a fixação é praticamente permanente só podendo ser removida pelo cirurgião dentista em casos especiais e não para simples manutenção periódica. São utilizadas normalmente em casos de implantes unitários ou múltiplos.

Próteses parciais removíveis (PPR)

As PPRs são indicadas, de modo geral, para casos de perda de grande número de dentes, principalmente em casos onde não há possibilidade de colocação de implantes. Este aparelho se fixa na boca através de grampos metálicos apoiados em dentes naturais (dentes pilares).

Existem também sistemas de retenção sem grampos, do tipo macho/fêmea, os “Attachments”. Esse sistema utiliza uma técnica mais sofisticada e tem melhor aceitação entre os pacientes, pois proporciona melhor estética e estabilidade das PPRs.

Para os dentes funcionarem bem, precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de forças dos músculos da mastigação, lábios, bochechas e língua. A perda de um único dente pode desequilibrar esse sistema e os dentes podem movimentar-se, prejudicando a mastigação e consequentemente a estética.

As próteses fixas são aparelhos que têm por finalidade restaurar a anatomia, função e estética dos dentes perdidos ou danificados, e sua característica principal é de serem cimentadas à boca, só podendo ser removidas pelo dentista.

Dependendo do material utilizado, o resultado estético é em geral excelente. Mas em casos onde existe uma grande perda óssea por Doença Periodontal, a obtenção de uma estética fica mais difícil.

Coroas e próteses fixas “METAL FREE”

São próteses fixas unitárias ou de até 3 elementos, semelhantes às Metalocerâmicas. A diferença principal é a de possuir estrutura não-metálica. Seu resultado estético é excelente.